Sem categoriaFestas Juninas

9 de junho de 2021
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2021/06/alternativa_09.jpg

Este é o mês das festas juninas… Estas festas estão no Brasil desde a época da colonização quando os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas. Mas o surgimento dessas festas foi no período pré gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às...

Este é o mês das festas juninas…

Estas festas estão no Brasil desde a época da colonização quando os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.

Mas o surgimento dessas festas foi no período pré gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho.

Incialmente estas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus. Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.

Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território brasileiro.

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?