Sem categoria7 lições que aprendemos com as crianças todos os dias

2 de outubro de 2020
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2020/10/alternativa_02.jpg

As crianças são maravilhosas, expressivas e divertidas. Apesar da imaturidade e do pouco conhecimento de muitas coisas, são capazes de ensinar lições aos adultos. É por isso que a inteligência de uma criança nunca deve ser subestimada, pois podemos aprender muito com ela. Embora às vezes os pequenos possam nos deixar desesperados facilmente, pois são...

As crianças são maravilhosas, expressivas e divertidas. Apesar da imaturidade e do pouco conhecimento de muitas coisas, são capazes de ensinar lições aos adultos. É por isso que a inteligência de uma criança nunca deve ser subestimada, pois podemos aprender muito com ela.

Embora às vezes os pequenos possam nos deixar desesperados facilmente, pois são travessos por natureza, devemos estar atentos a certas reações e comportamentos que eles têm em qualquer situação da vida.

Talvez seja por isso que muitos profissionais espirituais nos aconselhem a conversar com a nossa criança interior (aquela que vive dentro da nossa alma e que às vezes deixamos abandonada) para entender e sanar algumas carências afetivas ou problemas que enfrentamos na idade adulta.

Sem medo de errar, acho que muitos de nós gostariam de voltar a ser crianças, já que a infância é uma das fases mais belas que vivemos; não há medos, preocupações, responsabilidades e só se pensa em brincar, explorar, aprender e se divertir. O mundo das crianças é, sem dúvida, maravilhoso!

Pequenos e grandes ao mesmo tempo
As crianças querem crescer rápido para se tornarem adultos e os adultos querem voltar a ser crianças; a ideia parece um pouco distorcida, mas muitas vezes é assim; mais ainda agora, que o mundo evolui e muda a passos largos. Agora, as crianças têm novas ideias , novos conceitos e formas de pensar que antes não tínhamos, até porque nasceram numa época em que a tecnologia faz parte do seu dia a dia.

A tecnologia tem-nas ajudado a desenvolver novas habilidades; agora existem crianças mais extrovertidas, empáticas e reflexivas, com um amplo conhecimento do mundo. Talvez seja por isso que elas nos deixam lições valiosas sobre as quais devemos refletir:

1. Não importa o que vão dizer
Em um só clique podemos encontrar milhões de crianças nas redes sociais compartilhando suas habilidades e aptidões para o mundo inteiro. Eles não dão a mínima para o que vão dizer ou para as críticas, eles só o fazem para se divertir e ter mais amigos. Vale destacar a coragem dessas crianças e como são desenvoltas em frente à câmera; coisas que talvez muitos adultos ainda não entendam, pois é importante para nós apresentar uma boa imagem de nós mesmos.

2. Sonhos que se realizam
As crianças nunca param de sonhar, sua imaginação está sempre a “mil por hora”. Talvez seus pequenos sonhos sejam realizáveis graças a seus pais e entes queridos que fazem todo o possível para vê-las felizes. Porém, como adultos, devemos aprender a lição de não parar de sonhar, pois sempre encontraremos pelo caminho pessoas dispostas a nos ajudar, guiar-nos e nos apoiar na realização de nossos sonhos. Sonhe, e sonhe grande, pois a única barreira que pode impedi-lo de alcançar seus sonhos é você mesmo!

3. Ajudar e ser empático
Às vezes, nós, adultos, estamos tão imersos em nossas preocupações, obrigações e responsabilidades, que deixamos de perceber que muitas pessoas precisam de ajuda. Não quero dizer que os adultos não ajudem os necessitados, porém as crianças têm grande visão e audácia para detectar aquelas pessoas que estão passando por dificuldade. Elas são mais observadoras, por isso devemos aprender a deixar de lado os nossos próprios interesses e ver além, talvez alguém próximo precise de você.

4. O simples pode ser extraordinário
Nós, adultos, somos um tanto quanto complicados, queremos ter muitas coisas para podermos ser felizes. Porém, as crianças desfrutam cada momento com coisas simples, sem necessidade de desejar ter cada vez mais. Com a sua criatividade e imaginação, as crianças transformam as situações e coisas que possuem em jogos extraordinários e fantásticos, conseguindo ser felizes com o que têm ao seu alcance.

É por isso que devemos aprender a desfrutar o que temos, valorizá-lo e sermos felizes a cada momento; pois a felicidade só é construída pelos bons momentos que vivemos no dia a dia. Pare de pensar que a felicidade está no futuro ou nas coisas que você pode comprar; é melhor aprender a ser feliz com o que você tem agora.

5. Os heróis são reais
Para as crianças, seus pais são os heróis de sua história, eles sempre serão admirados por seus filhos. Os heróis existem e são pessoas comuns, que salvam vidas, que estão disponíveis para ajudar e fazer os outros felizes. Os adultos devem acreditar que esses heróis existem e que não estão apenas em histórias ou filmes, mas são pessoas próximas em nossas vidas, aquelas que por algum motivo parecem nos ajudar, motivar e nos impulsionar a seguir em frente.

6. O mundo está cheio de coisas incríveis
Todas as crianças aprendem explorando seu mundo, para elas , aquilo que tocam, ouvem, veem, cheiram e comem são coisas incríveis e espetaculares. O canto dos pássaros pela manhã, o toque na água fria de um rio, o aroma das flores, os sabores agridoces, são coisas que elas desfrutam ao máximo. Como adultos, por estarmos imersos na monotonia da vida, acabamos deixando de desfrutar essas coisas, essas paisagens ou cheiros; é como viver no automático.

7. Se você cair mil vezes, você vai se levantar
Nós, adultos, sempre ensinamos as crianças a se levantarem depois de cair ou tropeçar; faz parte da vida. No entanto, essa lição que lhes ensinamos vai além de um simples arranhão ou ferida. Se pararmos para analisar, veremos que as crianças não desistem tão facilmente, elas sempre tentam de novo e de novo até atingirem seu objetivo. Portanto, a lição que devemos aprender com elas é a mesma: não nos deixar vencer facilmente, apesar das adversidades, continue tentando (seja o que for) conquistar nossos sonhos.

Aprendemos muitas coisas com as crianças, grandes lições que, como adultos, devemos aplicar em nossa vida diária. Respire fundo e reflita sobre esses grandes ensinamentos; agora, sua visão de vida certamente mudará e você aproveitará cada momento para se sentir feliz. Seja criança de novo!

Fonte: Familia.com.br
(https://www.familia.com.br/7-licoes-que-aprendemos-com-as-criancas-todos-os-dias/)

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?