Sem categoriaQuando criar seus filhos, não pense em perfeição, é melhor procurar fazer com que sejam boas pessoas

23 de setembro de 2020
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2020/09/alternativa_23.jpg

Há duas grandes verdades na vida dos seres humanos. A primeira é que nenhuma criança nasce com instruções que ensinam seus pais a criá-las; e a segunda é que ninguém nasce com o conhecimento necessário para ser um bom pai ou mãe.   Essas duas verdades são as grandes razões pelas quais tantos erros são...

Há duas grandes verdades na vida dos seres humanos. A primeira é que nenhuma criança nasce com instruções que ensinam seus pais a criá-las; e a segunda é que ninguém nasce com o conhecimento necessário para ser um bom pai ou mãe.

 

Essas duas verdades são as grandes razões pelas quais tantos erros são cometidos na criação dos filhos. É que ser mãe e pai é algo que é aprendido à medida que as crianças crescem. Pior ainda, com cada criança que entra na família, os pais devem começar a aprender novamente.

 

Não quero ser drástica, mas criar filhos pode ser um desafio que muitas vezes leva pais e avós a ficarem uns contra os outros. Os primeiros querem criar seus filhos de acordo com seus objetivos; e avós querem proteger os netos e evitar que seus filhos cometem os mesmos erros que cometeram.

 

A verdade é que a criação de filhos requer não apenas paciência e caráter, é preciso ser capaz de se adaptar às necessidades das crianças e ser sábio em reconhecer quando um erro é cometido e corrigi-lo.

 

Apesar de tudo, há grandes mitos sobre a criação de filhos que já está na hora de serem desmentidos. A finalidade é você parar de colocar nas suas costas e nas de seus filhos o peso das falsas expectativa. Os mitos são:

 

Ser um bom pai ou mãe é o mesmo que amar muito seus filhos

Você pode amar muito seus filhos e cometer muitos erros ao criá-los. Amar não é o mesmo que não cometer erros. E corrigir e castigar seus filhos não é o mesmo que “amá-los menos”.

 

De fato, também há ações e atitudes dos pais que estão longe de expressar amor. Acontece que o amor pelos filhos está condicionado ao medo de perder autoridade e poder diante deles.

 

Não duvide do amor que sente por seus filhos, mas é fato que muitas vezes você se sentirá frustrada, cansada, furiosa; no entanto, isso não faz de você uma mãe ou pai ruim.

 

É seu dever criar filhos felizes

Muitos pais temem que seus filhos não sejam felizes. Eles os veem tristes ou cansados ​​e, imediatamente, presumem que estejam fazendo um péssimo trabalho como pais.

 

A realidade é diferente. As crianças devem saber o que é tristeza, frustração e fracasso. Devem saber porque isso as ajuda a se tornarem fortes e corajosas. Além disso, isso lhes ensina a desenvolverem estratégias que as ajudarão a progredir na vida.

 

A felicidade, portanto, é um sentimento de abundância, de certeza de que podem conseguir aquilo a que se propuserem na vida. Eles conseguirão isso apenas aprendendo que a vida não é fácil; que você tem que lutar e se esforçar, e que somente aqueles que souberem enfrentar a dureza da vida poderão apreciar as bênçãos que vêm com o esforço. E, portanto, são felizes.

 

A parentalidade é algo que surge de forma natural

Não é assim, já fiz menção a isso no começo do artigo. Na verdade, se ser um bom pai ou mãe fosse algo se surgisse naturalmente em todos nós, a vida de pais e filhos seria muito mais feliz.

 

A criação de filhos requer paciência, esforço, sacrifício, generosidade, entre muitas outras qualidades; e é fato que nem todos os pais e mães têm essas características. Isso não significa que aqueles que não são pacientes ou que não estão dispostos a se sacrificar sejam pais ruins, apenas fazem o melhor que podem com as habilidades que possuem.

 

Se a isso acrescentarmos o fato de que cada criança que chega ao casamento é diferente, os pais devem ter a capacidade de implementar uma maneira diferente de criação para cada uma delas. É dessa maneira que a criação vai emergindo, de acordo com as necessidades e a capacidade de cada filho.

 

Criança de sucesso é a que tem mais talentos

Para muitos pais, é muito importante mostrar o talento dos filhos para o mundo. É como se os talentos das crianças fossem um reflexo da boa educação que estão dando a elas, e sabemos que não é esse o caso.

 

Criar filhos bons, bem-sucedidos e felizes não é uma competência de habilidades. O dever dos bons pais é que seus filhos sejam pessoas felizes e boas, ter sucesso é um complemento.

 

Sim, é verdade que os pais devem oferecer aos filhos oportunidades para desenvolver seus talentos. No entanto, eles devem cuidar para que isso não se torne uma oportunidade para tirar proveito deles, colocando expectativas tão altas em suas vidas, que as crianças se vejam condenadas a agradá-los.

 

A parentalidade é voltada às crianças

Quando se tem filhos, não são só eles que aprendem com você, você aprende com eles.

 

Seus filhos são o reflexo da pessoa que você é. A razão é que você os cria como desejou ser criado. Além disso, seus filhos aprendem pelo exemplo que você deu para eles. É por isso que a parentalidade não envolve apenas seus filhos; também está dirigida a você, em torná-lo uma pessoa melhor e a torná-lo um pai ou mãe melhor.

 

Por fim, só me resta dizer que ser um bom genitor não é ser perfeito. Tampouco abarrotar as crianças com todo tipo de coisas materiais que puder dar. Um bom genitor é aquele que está disposto a crescer com seus filhos, aprender com eles. Mas se tentar fazer tudo certo sem cometer um único erro, você pode acabar errando mais.

 

Confie em seus instintos e aceite conselhos e orientações, aprenda a pedir perdão e corrija seus erros e, pouco a pouco, você fará o melhor para seus filhos. Enfim, quando forem adultos, eles poderão lhe dizer o quanto você desempenhou bem seu papel como pai ou mãe.

 

Fonte: Familia.com.br

 

 

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?