NewsSaiba por que um prato colorido é sinônimo de alimentação saudável

6 de agosto de 2020
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2020/08/alternativa_06.jpg

Prato colorido é sinônimo de alimentação saudável e isso não é apenas uma frase pronta para fazer com que uma criança aceite legumes e verduras em seu cardápio ou uma fruta como sobremesa. Sabe por quê? As cores dos alimentos podem indicar a composição nutricional, servindo como referência para a montagem de menus balanceados.  ...

Prato colorido é sinônimo de alimentação saudável e isso não é apenas uma frase pronta para fazer com que uma criança aceite legumes e verduras em seu cardápio ou uma fruta como sobremesa. Sabe por quê? As cores dos alimentos podem indicar a composição nutricional, servindo como referência para a montagem de menus balanceados.

 

Um caminho muito interessante, sabia? Ao adotarmos uma alimentação saudável e equilibrada, oferecemos ao nosso corpo todos os nutrientes necessários para que tenha energia e passe a ter um funcionamento equilibrado, cumprindo todas as funções de forma saudável e retardando e prevenindo doenças.

 

Por isso, preste mais atenção às cores dos alimentos que você tem em seu prato! Essa pode ser uma boa maneira de sabermos se estamos em dia com a nossa saúde. E embora o arco-íris tenha sete cores, para a nossa saúde bastam apenas cinco para que tenhamos um cardápio equilibrado e, consequentemente, uma alimentação saudável: verde, amarelo/laranja, vermelho, roxo e branco.

 

Veja como elas estão relacionadas a uma boa qualidade de vida:

 

COR VERDE

São alimentos ricos em clorofila, que auxilia na proteção cardiovascular e na formação dos glóbulos vermelhos e brancos. Ela também colabora na produção de enzimas do fígado, potencializando, assim, a desintoxicação. Ainda são fontes de fibras e vitamina C, protegendo o organismo contra o câncer, por exemplo, além de melhorar a visão e fortalecer ossos e dentes.

 

COR AMARELA OU ALARANJADA

Fontes de carotenoides, que também estão presentes nos alimentos de cor vermelha. Essa substância protege o sistema vascular, previne o envelhecimento da pele, atuando como antioxidante, e ajuda na proteção contra o câncer. Podem conter vitamina C, agindo no sistema imunológico e evitando problemas vasculares.

 

COR BRANCA

Fornecedores de flavina. São alimentos ricos em cálcio, vitamina A e potássio. Este último nutriente dá ritmo ao coração, fornece um bom funcionamento muscular e aumenta a densidade óssea.

 

COR VERMELHA

Esses alimentos são ricos em licopeno, um antioxidante que auxilia no sistema cardiovascular e na saúde do coração, previne diversos tipos de câncer. Para os homens, é um aliado e tanto no combate ao câncer de próstata.

 

COR ROXA

Esses alimentos são ricos numa substância chamada antocianina, excelente na proteção contra o envelhecimento e para a saúde do coração.

 

Fonte: Boa Vontade

 

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?