Sem categoria6 conselhos para uma paternidade ativa

26 de fevereiro de 2020
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2020/07/escolaalternativa26.jpg

Tradicionalmente, todos nós aprendemos que a figura materna é a mais importante na educação dos filhos. Mas nossas próprias experiências de vida também nos ensinaram o quanto a presença ativa dos pais no processo educacional interfere positivamente no desenvolvimento dos filhos.   Essa interação ativa envolve não só a simples presença do pai, mas uma...

Tradicionalmente, todos nós aprendemos que a figura materna é a mais importante na educação dos filhos. Mas nossas próprias experiências de vida também nos ensinaram o quanto a presença ativa dos pais no processo educacional interfere positivamente no desenvolvimento dos filhos.

 

Essa interação ativa envolve não só a simples presença do pai, mas uma presença de qualidade, com dedicação, autoridade, afeto, amor e diálogo desde a notícia da gravidez até o fim da vida.

 

As seis dicas a seguir, publicadas pelo site espanhol Hacer Familia, podem ajudar todos aqueles que querem apostar em uma paternidade ativa, onde a figura do pai é tão importante quando a da mãe na educação e desenvolvimento dos filhos.

 

1.Comece a criar um vínculo com seu filho desde a notícia da gravidez

Logo que souber que será pai, é importante que já comece a se relacionar com seu filho, desde conversar com o bebê na barriga, demonstrando seu afeto e afirmando o quanto ele é amado e esperado, até começar a se organizar de forma concreta em todas as áreas de sua vida para a chegada do pequeno. Procure estudar sobre gestação, parto, cuidados com o bebê, educação e, claro, ofereça todo o apoio necessário à sua esposa. Criar esse ambiente e essa atmosfera de expectativa fortalece o vínculo não só com o bebê, mas também com a mãe. Esse é o primeiro passo para uma paternidade ativa.

 

2.Esteja presente no nascimento de seu filho

Presenciar a chegada de um filho ao mundo é uma emoção única e, sem dúvida, uma ótima oportunidade para ser um pai que participa e não só assiste. Portanto, esteja por inteiro nesse momento e colabore o máximo possível durante o parto – com o acompanhamento dos médicos, é claro. É a primeira vez que você e seu filho trocarão olhares e com certeza esse momento ficará guardado para sempre em sua memória.

 

3.Seja um protagonista ativo nos cuidados diários

As atividades necessárias para o cuidado dos pequenos também devem ser exercidas pelos pais. Trocar a roupa do bebê, fazer dormir, acalmar suas lágrimas, dar banho, preparar a comida, etc. Todos esses cuidados farão seu filho sentir sua presença e saber, desde pequeno, que ele tem um pai em quem pode confiar. Para uma melhor organização da rotina da casa e dos cuidados com seu filho, converse com sua esposa e mostre-se disposto a dividir todas as tarefas e atividades.

 

4.Tenha momentos de descontração com seu filho

Ler uma história antes de dormir, tocar juntos algum instrumento, passear no parque, jogar algo que ele goste ou simplesmente deitarem juntos no sofá e conversarem sobre coisas leves e divertidas. Atividades como essas proporcionam momentos felizes e inesquecíveis para seu filho, além de fortalecer o vínculo entre vocês.

 

5.Encontre o equilíbrio entre a família e o trabalho

Esse pode ser um dos maiores desafios de um pai e de uma mãe. Afinal, ao mesmo tempo em que é preciso ser presente na educação dos filhos, o trabalho também é fundamental para o sustento da família. Conseguir conciliar o tempo para se dedicar bem às duas coisas não é uma tarefa fácil, mas com organização, disciplina e eleição de prioridades é possível.

 

6.Cuidar e educar com respeito acima de tudo

Fases como a adolescência, por exemplo, podem tornar o relacionamento entre pai e filho mais difícil. É, inclusive, natural que isso aconteça. Por isso, para desenvolver uma paternidade ativa, dedicada e sadia é importante que, desde a chegada do bebê, os pais compreendam que precisarão respeitar e ter muita paciência com todas as etapas do desenvolvimento de seu filho.

 

Fonte: Sempre Família

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?