NewsA regra dos 5 ‘R’ para ensinar seus filhos a cuidar do planeta

5 de dezembro de 2019
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2019/12/escolaalternativa05.jpg

Produzir lixo é realmente fácil, basta comprar algo no supermercado e outras coisas cotidianas, como passar todo dia em uma cafeteria próxima e levar um café para o trabalho, comprar frutas embaladas no mercado ou fumar um cigarro de vez em quando, para estarmos produzindo cada vez mais lixo.   Nosso mundo atual está quase...

Produzir lixo é realmente fácil, basta comprar algo no supermercado e outras coisas cotidianas, como passar todo dia em uma cafeteria próxima e levar um café para o trabalho, comprar frutas embaladas no mercado ou fumar um cigarro de vez em quando, para estarmos produzindo cada vez mais lixo.

 

Nosso mundo atual está quase que projetado para produzir lixo, pois já são muitas toneladas de objetos despejados em aterros sanitários diariamente.

 

Já estamos chegando aos limites do nosso planeta e isso se reflete na extinção de milhares de espécies bonitas, que também são pilares da vida humana, como é o caso das abelhas responsáveis ​​pela polinização.

 

As mudanças climáticas, a poluição das águas pelas fábricas têxteis e todos os problemas ambientais, a níveis local e global, já são um problema coletivo.

 

Todos fazemos parte do problema

“Nós acusamos os governos e todos os setores da questão ambiental, mas, na verdade, não nos viramos para olhar para nós mesmos e nossa família como parte da sociedade. O que estamos fazendo para mudar o problema do lixo?”, disse a ativista  Gabriela Baeza .

 

Esse é um pensamento que compartilho e que me levou a refletir sobre a necessidade de nos voltarmos para nós mesmos e fazermos mudanças positivas para que possamos desfrutar de um ambiente mais limpo com nossos filhos.

 

E o mesmo se aplica a muitos outros problemas. Muitos de nós fomos educados a esperar os outros agirem, especialmente o governo ou as indústrias, mas precisamos tomar consciência e ter iniciativa.

 

No entanto, antes de sair e tentar mudar os outros, devemos dar o exemplo e, através disso, quantas outras pessoas podem ser inspiradas a mudar! Esse é, verdadeiramente, o valor da mudança local, e é o que realmente precisamos em nosso ambiente, uma revolução que comece na consciência de cada pessoa.

 

Infelizmente, com essa realidade, imaginar fazer parte das mudanças necessárias parece uma tarefa complexa, mas existem, atualmente, iniciativas que estão transformando isso, das quais podemos participar com nossas famílias.

 

Existem alternativas: vamos fazer parte

Um ótimo exemplo disso é a história do projeto Zero Lixo, do México, cujo maior expoente é a ativista Gabriela Baeza, criadora da iniciativa, que conheceu uma amiga com estilo de vida minimalista, que não compra coisas com embalagens para evitar poluir, e que a fez refletir muito sobre a questão dos resíduos.

 

A partir daí ela percebeu que queria levar uma vida mais sustentável e que não danificasse ou colocasse em risco os ecossistemas em que vivem as espécies em perigo e, por conseguinte, as outras pessoas.

 

A primeira semana de seu projeto, o Zero Lixo, foi uma das mais importantes. Gabriela “começou a comprar alimentos e ingredientes a granel e sem sacola”. A chave para essa iniciativa funcionar, de acordo com a ativista, é usar os 5 “R”, que são:

 

  1. Rejeitar
  2. Reduzir
  3. Reutilizar
  4. Reintegrar
  5. Reciclar

 

“Quando esses passos são galgados, a produção de lixo de uma família de quatro pessoas é reduzida para quase 2,5 sacos pequenos de lixo por mês. Depois que todo o lixo é coletado, eles podem ser trocados por alimentos ou ingredientes em um mercado específico para esse propósito ecológico”, assegurou a ativista.

 

Como ensinar os pequenos a cuidar do Meio Ambiente

É necessário que as crianças adquiram hábitos positivos em relação à natureza. Para isso, devemos primeiro explicar-lhes a importância que ela tem e seu valor imensurável.

Existem vários materiais audiovisuais, como um dos meus filmes favoritos e que sempre me faz chorar: O Lórax – Em Busca da Trúfula Perdida. É um filme infantil de animação que, na minha opinião, lida muito bem com a questão da importância de cuidar do meio ambiente, não apenas para os seres humanos, mas também para os animais. Também há uma infinidade de livros e materiais educativos ​​que podemos usar nesta tarefa de conseguir provocar mudanças.

 

Dicas para conscientização infantil

Devemos ensinar às crianças a não deixar detritos em áreas inapropriadas, especialmente ao passear em meio à natureza, pois eles custam para se dissolver e podem ser ingeridos por animais que passam ali.

 

Também é muito necessário ensinar as crianças a separar o lixo em orgânico e inorgânico, e separá-lo, o máximo possível, para a reciclagem.

 

Usar água com moderação é uma excelente maneira de cuidar

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?