NewsPor que os trabalhos manuais são excelentes para o cérebro?

27 de março de 2019
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2019/03/escolaalternativa27-copy.jpg

Por que os trabalhos manuais são excelentes para o cérebro? Com os trabalhos manuais ativamos o cérebro para que possamos evitar transtornos cognitivos leves, uma vez que eles favorecem o relaxamento psicomotor e a coordenação. Fazer trabalhos manuais é um passatempo muito interessante com o qual podemos exercitar o cérebro. Além disso, são um conjunto...

Por que os trabalhos manuais são excelentes para o cérebro?

Com os trabalhos manuais ativamos o cérebro para que possamos evitar transtornos cognitivos leves, uma vez que eles favorecem o relaxamento psicomotor e a coordenação. Fazer trabalhos manuais é um passatempo muito interessante com o qual podemos exercitar o cérebro. Além disso, são um conjunto de habilidades cruciais para as atividades que fazemos todos os dias.

 

Está provado que são uma grande terapia para combater o estresse e a depressão. Isto porque uma vez que aumentam a sensação de bem-estar e promovem o relaxamento. Sua prática regular melhora o desenvolvimento de habilidades motoras finas, criatividade e até mesmo a autoconfiança e a autoestima. Além disso, é uma maneira de sair da rotina diária e de se desconcentrar dos problemas que nos causam angústia, ansiedade e outras emoções pouco saudáveis.

 

Ademais, passar alguns minutos por dia tecendo, pintando, desenhando ou fazendo qualquer outra atividade artística manual é considerado um tipo de “manutenção do cérebro”. Embora muitos ignorem isso, o cérebro é o que mais tira benefícios das habilidades necessárias para realizá-los.

 

Quais são os benefícios dos trabalhos manuais para o cérebro?

 

O artesanato é uma terapia relaxante que ajuda a melhorar a saúde mental, o bem-estar e a atividade cerebral. Por isso, aqueles que os praticam regularmente se concentram com mais facilidade e aumentam sua capacidade criativa e imaginativa.

 

Em um levantamento realizado pela Betsan Corkhill com 3545 artesãos, permitiu-se concluir que o artesanato e os jogos mentais têm qualidades que são benéficas para o desenvolvimento do cérebro e da saúde emocional. Além disso, tais tarefas melhoram o humor e a comunicação social, ajudando a construir a confiança. Isso é porque levam ao relaxamento e impõem um desafio para o cérebro, que tem que trabalhar para resolvê-los da melhor maneira. Assim, na prática, os cinco sentidos são aguçados e as habilidades motoras são fortalecidas, especialmente nas mãos.

 

De acordo com dados da pesquisa, 50% dos entrevistados disseram que tecer aumenta seu sentimento de felicidade e relaxamento. Além disso, a maioria concordou que a prática os ajuda a reduzir o estresse e aumenta sua capacidade criativa.

 

O estudo encontrou uma relação significativa entre a quantidade de vezes da prática da atividade manual e o humor do indivíduo. Dessa forma, os artesãos que fazem o seu trabalho três ou mais vezes por semana se sentem mais calmos, felizes e menos ansiosos do que aqueles que fazem menos.

 

Este tipo de trabalho envolve a concentração no desafio proposto e, ao mesmo tempo, pensamentos internos em uma única tarefa. Por isso, ajuda a ter mais paciência no momento de desenvolver um projeto e querer alcançar um objetivo. Assim, a pessoa se torna mais persistente e aumenta sua segurança para superar os obstáculos.

 

Os trabalhos manuais como treinamento para o cérebro

 

Em outro estudo publicado na revista Neurology concluiu que a atividade artística pode reduzir o risco de comprometimento cognitivo leve. Os cientistas queriam saber se era possível evitar essa condição à medida que se dá o processo de envelhecimento, e os resultados foram surpreendentes. Isto porque indivíduos que pintaram, esculpiram, fotografaram e desenharam na meia e terceira idade eram 73% menos propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve do que aqueles que não o fizeram.

 

Além disso, aqueles que praticavam artesanato reduziram seu risco de demência em até 45% em comparação com aqueles que não praticavam essas atividades.

 

Em suma, o artesanato beneficia o cérebro porque:

 

  • Representa um desafio mental e conduz à resolução de problemas.
  • Melhora as conexões sociais.
  • Aumenta a concentração
  • Promove o desenvolvimento da coordenação, percepção espacial e habilidades motoras finas.
  • Serve para aprender e ensinar.
  • Concentra a atenção ou pensamentos em um único trabalho.
  • Incentiva a imaginação e a criatividade.
  • Protege a memória e reduz o risco de deficiência mental.
  • Facilita a aprendizagem e as técnicas de relaxamento, meditação e ritmo.
  • Serve como tratamento para a depressão ou o estresse.

 

Assim, por tudo o acima mencionado, podemos concluir que com as atividades manuais simples podemos ativar o cérebro e fornecer-lhe mais proteção. Ainda que a saúde do cérebro dependa de muitos outros fatores, a prática regular dessas tarefas pode ser benéfica a longo prazo. O interessante é que agora há uma facilidade muito grande para aprendê-las e executá-las, e os materiais são baratos e recicláveis.

 

Fonte: Melhor com Saúde

 

 

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?