NewsO carinho, um elemento essencial na vida de uma criança

6 de fevereiro de 2019
https://alternativalondrina.com.br/web/wp-content/uploads/2019/02/escolaalternativa06.jpg

O carinho, um elemento essencial na vida de uma criança   O carinho reforça os laços de familiaridade e apego entre pais e filhos. O toque da mão da mãe na pele do bebê produz uma sensação agradável e o se faz sentir muito bem nos braços que o envolvem. Uma criança, mesmo sendo pequena,...

O carinho, um elemento essencial na vida de uma criança

 

O carinho reforça os laços de familiaridade e apego entre pais e filhos. O toque da mão da mãe na pele do bebê produz uma sensação agradável e o se faz sentir muito bem nos braços que o envolvem. Uma criança, mesmo sendo pequena, é capaz de perceber o amor através de frases, sorrisos, atenções e carícias que recebe.

Estas expressões de afeto fazem com que a relação entre mãe e filho seja mais íntima porque são uma excelente forma de transmitir sentimentos de amor, ternura e apego.

O carinho é um mecanismo de comunicação emocional imprescindível quando se trata de fazer a outra pessoa sentir o amor. O pequeno que é acariciado regularmente confia mais em seus pais.

Acariciar pode ser considerado método de ensino que permite que a criança aprenda que mediante o afeto são reforçados os vínculos afetivos entre as pessoas. As carícias produzem prazer e é bom acariciar a quem se ama.

Quando a criança recebe carinho ela também aprende a acariciar.

Alguns estudos relatam que contato pele com pele fortalece o sistema imunológico de um ser humano e aumenta as defesas para enfrentar qualquer mal-estar. Uma criança que recebe carinho também se alimenta melhor, ganha peso e cresce mais rápido do que aqueles que não as recebem.

Outros estudos constataram que quem não é acariciado durante a infância fica mais vulnerável a sofrer de depressão. As carências afetivas na infância podem ter um peso significativo nos posteriores episódios de estresse durante a vida adulta. O carinho também estimula o desenvolvimento cognitivo de uma criança e a preparam para assimilar qualquer aprendizagem.

Quando uma criança recebe carinho de seus pais, sua autoestima aumenta. Ela se sente segura e isso a fortalece, faz com que ela seja corajosa para se aventurar em busca de conhecimento, também a torna otimista e transmite força para seguir em frente. Quem é acariciado se sente importante, respeitado e amado. Tudo isto conduz à construção de uma identidade e personalidade seguras. O carinho permite que uma criança seja empática, bondosa e sensível. Influencia no seu comportamento em relação a seus colegas e intervém mesmo na maneira como ela se relaciona com aqueles que a rodeiam.

Receber carinho e carícias é importante em qualquer fase da vida. Ninguém é suficientemente grande, velho, rico ou sábio para dispensá-las. Todos nós merecemos ser acariciados e ter alguém para amar.

No entanto, especialmente para uma criança, as carícias são expressões de carinho tão indispensáveis como a comida. Nesta fase crucial e vulnerável da vida, as carícias são como o fertilizante que as impulsiona a crescer.

Se o fertilizante chega diariamente em abundância e com qualidade, ele vai trazer grandes e duradouros benefícios para seu filho e seu organismo.

Aquele que é feliz tem motivações e energia para crescer saudável e forte, para enfrentar os contratempos da vida e ter uma mente positiva frente às adversidades. Por favor, pense sobre como é agradável receber carinho, multiplique isso por um bilhão e, então, você irá saber o quanto o carinho é bom para seus filhos.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o carinho e muitas carícias não geram uma criança pretensiosa, dependente ou mimada. Muito pelo contrário! O carinho recebido durante a infância é garantia de felicidade, sucesso e coragem para o futuro.

As carícias não são contraindicadas. Acaricie seu filho hoje e sempre.

 

Fonte: Sou Mamãe

 

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?