NewsCom atitudes simples, você pode ajudar seu filho a dormir melhor.

9 de janeiro de 2019
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2019/01/escolaalternativa09.jpg

Com atitudes simples, você pode ajudar seu filho a dormir melhor. Ajude o bebê a criar seus próprios rituais de sono. É imprescindível que o bebê crie seus próprios rituais antes de dormir. Pode ser segurar um paninho ou até colocar a mão na orelha, desde que o ritual não dependa dos pais para acontecer....

Com atitudes simples, você pode ajudar seu filho a dormir melhor.

  1. Ajude o bebê a criar seus próprios rituais de sono.

É imprescindível que o bebê crie seus próprios rituais antes de dormir. Pode ser segurar um paninho ou até colocar a mão na orelha, desde que o ritual não dependa dos pais para acontecer. Assim, quando ele acordar no meio da noite, poderá voltar a dormir sozinho. Isso ajuda o bebê a criar autonomia.

 

  1. Crie uma rotina para dar segurança à criança

Segundo os especialistas, o ato de dormir é traumático para o bebê, pois representa um abandono momentâneo da mãe. Para diminuir o trauma, os especialistas indicam uma rotina de horários para a alimentação e o sono. Isso acaba criando uma segurança para o bebê, porque ele já sabe o que vai acontecer depois, já que tudo se repete dia após dia. Para o pediatra Leonardo Posternak, a rotina e as normas de funcionamento da casa precisam estar claras para as crianças.

 

  1. Evite dar leite, cafeína ou açúcar antes da hora de dormir.

A psicóloga explica que tanto a cafeína, presente em refrigerantes e chás, quanto os açúcares são estimulantes. Algumas mães dão para seus bebês um pouco de chá preto ou chá mate e não percebem que eles têm cafeína. O leite de vaca antes de dormir também não faz bem às crianças. Algumas manifestações de alergia à lactose causam distúrbios no sono, além do leite também aumentar as secreções na garganta e pulmões, alerta o pediatra.
 

  1. Estabeleça um local adequado para ele dormir.

Os especialistas são enfáticos ao dizer que a criança deve ter seu próprio espaço e que deve se evitar, ao máximo, que ela durma na cama dos pais. Eles precisam impor uma divisão, um limite de privacidade.
 

  1. Deixe o quarto aconchegante.

A quantidade de objetos eletrônicos, como televisões e computadores, que enchem os quartos das crianças hoje em dia. O quarto é para dormir ou, no máximo, para ler. O pediatra explica que essas distrações eletrônicas dispersam e estimulam a criança. Melhor apostar em um abajur com luz fraquinha e objetos lúdicos.
 

  1. Não mande a criança dormir, mande-a para o quarto.

Apesar de ser a favor da imposição de limites, é importante que os pais respeitem o ritmo biológico de seu filho. Por isso, é melhor mandar a criança para o quarto na hora adequada e deixá-la dormir quando tiver sono. Neste meio tempo, ela pode ler um livrinho ou ouvir uma história.
 

  1. Deixe a criança dormir no meio da tarde.

Segundo a psicóloga Renata Kraiser, quanto melhor o sono diurno, melhor a qualidade do sono noturno. O sono da tarde é importante para que a criança assimile o aprendizado. Mas ele precisa ser no meio da tarde para não alterar o sono noturno.
Fonte: Delas – iG

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?