O COlégio Alternativa – Educação Infantil e Ensino Fundamental foi criada em 01 de maio de 1996, mas deu início em suas atividades em janeiro de 1997. A proposta inicial era criar uma escola para crianças portadoras de necessidades especiais, mas encontramos muitas dificuldades, pois os custos dos aparelhos, profissionais e adaptação dos ambientes tornou nosso projeto inviável. Então decidimos abrir uma escola regular com salas especiais e com o passar do tempo eliminamos as salas especiais e integramos nossos alunos com necessidades especiais em salas regulares, pois acreditávamos que seria o ideal para o seu desenvolvimento cognitivo e social. A integração com os outros grupos por um período maior só traria benefícios para a sua socialização e também trabalharíamos a conscientização das outras crianças evitando o preconceito que permeia nossa sociedade, transformando nossos alunos em seres humanos melhores. Acreditamos nesse projeto e logo após surgiu a proposta do governo divulgando a inclusão das crianças com necessidades especiais em salas regulares, neste momento tivemos a confirmação que nossa visão estava correta.
No início ofertávamos somente Educação Infantil, mas logo fomos implantando o Berçário, Ensino Fundamental I e atualmente concluímos a implantação do Ensino Fundamental II. As turmas funcionam em período matutino, vespertino e integral. Transferimos a escola para um espaço maior e ampliamos nossas instalações para melhor atender nossos alunos, hoje contamos com aproximadamente 1.600 m² .
Nossa meta é propiciar Educação de qualidade, atendendo os alunos com respeito, dignidade e competência, de tal forma que nossos serviços, além de eficientes, contribuam para fazer do ambiente escolar um lugar agradável. Desenvolver o senso crítico, priorizar valores éticos e de convivência social, transformando nossos alunos em agentes ativos e atuantes no meio que o cercam, capazes de modificar o meio social onde vivem.
É através do bom relacionamento entre alunos, professores, funcionários e família, que conseguimos resolver todos os tipos de dificuldade que possam aparecer no nosso dia a dia. A Proposta da Pedagogia Afetiva faz toda a diferença dentro de uma escola, o conhecer realmente nosso aluno e sua família facilita muito na resolução de problemas . A proximidade da direção e coordenação com os pais e alunos, transmite muita segurança aos pais e o total apoio a escola nas decisões tomadas.
Estamos realizados com nossos trabalhos, através dele temos o reconhecimento e a satisfação de vermos nossos alunos escolherem os melhores caminhos.