News10 características surpreendentes dos filhos únicos

31 de julho de 2019
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2019/07/escolaalternativa31.jpg

“Ele precisa de um irmãozinho para brincar! Ele ficará sozinho o tempo todo! Com certeza será um menino egoísta e desajustado por não ter irmãos!”   Certamente, depois de ter se tornado mãe pela primeira vez, você já ouviu opiniões como essas, sobre filhos precisarem ter um irmão para serem mais sociáveis e felizes, já...

“Ele precisa de um irmãozinho para brincar! Ele ficará sozinho o tempo todo! Com certeza será um menino egoísta e desajustado por não ter irmãos!”

 

Certamente, depois de ter se tornado mãe pela primeira vez, você já ouviu opiniões como essas, sobre filhos precisarem ter um irmão para serem mais sociáveis e felizes, já que terão alguém com quem conviver e estarão menos sozinhos.

 

No entanto, tal crença não tem base científica. Não há evidências para acreditar que uma pessoa com irmãos ou sem eles, cresce com uma personalidade diferente ou se torne mais social ou solidária. Na verdade, a sua educação e desenvolvimento dependerá exclusivamente da educação que recebem em casa (da família).

 

A criação dos filhos únicos

Podemos ouvir muitas coisas negativas sobre filhos únicos, que são egoístas, mimados, arrogantes, tiranos, entre outras. No entanto é o seio familiar que orienta a criança a desenvolver sua própria personalidade.

 

Tem mais a ver com pais que assumem atitudes superprotetoras e excessivamente atenciosas à criança. Quando a educação é assim, é quase provável que a criança desenvolva comportamentos ou atitudes desfavoráveis às suas interações sociais, desencadeando problemas em sua vida adulta.

 

A ciência diz: Uma pesquisa revelou que filhos únicos têm níveis mais elevados de autoestima e realização, em comparação com aqueles que têm irmãos. Isso porque eles tendem a passar a maior parte do tempo com adultos ao ponto de terem um comportamento similar, concentrando-se em serem mais autônomos e independentes.

 

Quais são as características dos únicos filhos?

 

1 Eles são mais criativos

Um estudo realizado na China, analisou o desempenho de filhos únicos em comparação aos que têm irmãos. Os achados concluíram que os filhos únicos são mais criativos e inteligentes, porque têm mais contato com os pais e, talvez, sejam alvos de maiores expectativas por parte destes, já que recebem mais atenção e elogios de seus pais e parentes.

 

Poderíamos até pensar que a criança, não tendo uma pessoa da mesma idade para brincar, é obrigada a desenvolver sua imaginação, inventividade e criatividade, recriando mundos fictícios nos quais ela possa se divertir. Nós, pais, temos grande influência no desenvolvimento da criatividade e geralmente em guiá-los para que desfrutem das brincadeiras.

 

2 Mais generosos

Filhos únicos costumam desenvolver a generosidade mais rápido, porque eles não têm a necessidade de defender seus objetos constantemente dos outros. E quando emprestam suas coisas terão mais segurança e confiança de que serão devolvidas.

 

Eles compartilham mais, porque sentem que têm o suficiente e não precisam competir entre irmãos. Costumam não ter medo de perder o que é deles e isso torna mais fácil para o compartilhamento.

 

3 Apreciam a solidão

Filhos únicos aprendem a ser mais autônomos e independentes, já que na maior parte do tempo eles brincam, inventam e criam seus próprios desafios. O que se reflete na maior facilidade em adaptarem-se a situações adversas e outras necessidades, incluindo o envelhecimento de seus pais.

 

4 Melhor desempenho escolar

Filhos únicos estão acostumados a fazer o dever de casa sozinhos, o que faz com que adquiram mais facilmente os hábitos de estudo. Os pais também costumam passar mais tempo ajudando-os a entender as tarefas escolares. Além disso, filhos únicos podem acelerar seu desenvolvimento intelectual linguístico e emocional, porque têm o modelo de adultos a imitar.

 

5 laços afetivos mais fortes

O tempo que os pais dedicam ao filho é de qualidade. Eles tendem a brincar mais, estarem mais conscientes do que o filho precisa e geralmente realizam atividades fora de casa juntos. A comunicação entre eles é mais desenvolvida e o resultado são mais demonstrações de amor.

 

6 Eles são mais autossuficientes

Na ausência dos pais, é de se esperar que a criança tenha a necessidade de desenvolver sua aprendizagem mais rapidamente, tornando-se autônoma e independente. Eles geralmente aprendem as coisas mais rápido, tomam decisões e têm a liberdade de agir como bem entenderem. No entanto, isso não significa que os pais deixem seus filhos sem um guia e apoio, pelo contrário, eles os deixam aprender com seus erros e acertos.

 

7 Eles têm boa autoestima

É esperado que os pais se dediquem a elogiar os triunfos de seu filho, reconhecendo suas conquistas e dando-lhe maior segurança e confiança em si mesmo. No entanto, deve-se notar que a autoestima pode ser abalada quando os pais exageram na proteção e nos cuidados.

 

8 amizades mais fortes

Normalmente, filhos únicos tendem a ter menos amigos em comparação àquelas que crescem com irmãos. Por essa razão, eles geralmente desenvolvem laços de amizades mais sólidos; costumam ter poucos amigos, mas com afeições profundas, na maioria das vezes estabelecem um apego semelhante ao de irmãos, demonstrando lealdade, confiança e empatia.

 

9 Mais seguros

Eles se tornam mais seguros, porque recebem constantemente a afirmação de suas ações pelos adultos. Razão pela qual se creia que sejam propensos a correr riscos, aventurar-se e ter mais confiança em si mesmos.

 

10 Mais Responsáveis

As crianças aprendem imitando as atitudes dos pais e como elas estão constantemente observando a vida adulta, é lógico pensar que serão mais maduras para a idade delas. Portanto, são filhos mais responsáveis.

 

A maneira pela qual as crianças são educadas dentro da família é de vital importância para que cresçam felizes e desenvolvam sua própria personalidade. Deve-se cessar este tipo de julgamento, o de que sejam crianças mimadas ou superprotegidas. Lembremo-nos de que somos todos diferentes e desenvolvemos características diferentes.

 

Fonte: Família.com.br

 

 

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?