O desejo de abrir o próprio negócio é presente para muitos brasileiros. Para conseguir destaque e sucesso, é preciso preparo, dedicação, foco e conhecimento. Na questão envolvendo a parte da “sabedoria”, algumas obras literárias podem ajudar. Entenda nesta matéria! Luciana Carvalho estuda administração e já tem dois projetos em mente, mas entende como, para atingir...
NewsDicas de leitura para quem quer empreender
O desejo de abrir o próprio negócio é presente para muitos brasileiros. Para conseguir destaque e sucesso, é preciso preparo, dedicação, foco e conhecimento. Na questão envolvendo a parte da “sabedoria”, algumas obras literárias podem ajudar. Entenda nesta matéria!
Luciana Carvalho estuda administração e já tem dois projetos em mente, mas entende como, para atingir seus escopos, é preciso ter determinação e não desistir. “Já ouvi muitos dizerem como no Brasil as barreiras para ter um CNPJ atuante no mercado são gigantescas, então vou me preparar da melhor maneira possível antes de seguir nessa direção”, compartilha.
Para ela, estagiar ajuda a entender os conceitos necessários para abrir uma companhia na prática. “O estágio tem me proporcionado, mesmo em home office, uma experiência incrível de entender mais a fundo a linguagem corporativa. Acho isso fundamental para o meu futuro”, relata.
Marcell Almeida é CEO e co-fundador da PM3, entidade de cursos de gestão de produtos no Brasil. Com o intuito de auxiliar e inspirar empreendedores em uma jornada bem-sucedida, ele apresenta quatro livros para quem quer seguir essa caminhada e garantir uma trajetória de sucesso.
Com passagem por companhias como Nubank, Easy Taxi, VivaReal, Seek e Intuit, Almeida possui mais de dez anos de experiência com gestão de produtos em instituições de rápido crescimento. Além de empreendedor, ele é investidor-anjo, já tendo aportado em diversas startups do ecossistema de tecnologia.
Veja as dicas de leitura do CEO para crescer com sucesso.
1 – Traction: a Startup Guide to Getting Customers
Escrito por Gabriel Weinberg e Justin Mares, Traction revela o poder da análise de dados e de como ela sinaliza os resultados para uma firma. “Isso fica bem claro, por exemplo, nas métricas principais de uma determinada companhia: se os números crescem é sinal do bom desenvolvimento de um trabalho. Em outras palavras, tração é crescimento”, diz.
Ainda de acordo com ele, esse é um produto mais técnico para ensinar como aplicar essas medições no seu produto ou na sua corporação. Almeida revela como o livro foi importante para o início da sua carreira como empreendedor e um grande responsável por acelerar a sua curva de aprendizado, além de ter sido fundamental para descobrir a dinâmica do full time.
2 – Fora de Série (Outliers)
Com referências mundiais de diversos nomes como celebridades, empresários e esportistas, Fora de Série é um produto excepcional com base em uma rede de vantagens e heranças. “Na verdade, a obra segue repleta de exemplos desafiando o senso comum. Ao terminarmos a leitura, temos certeza de como o êxito não acontece no vácuo, e não depende somente do mérito pessoal, mas é influenciado por uma série de fatores”, conta.
De autoria de Malcolm Gladwell, o texto retrata um estudo incrível sobre particularidades e dados estatísticos de trajetórias de sucesso para explicar porque algumas pessoas são bem-sucedidas e outras não, cheio de lições de marketing e de desenvolvimento pessoal. A persistência é um dos fatores citados pelo autor como o grande segredo para alcançar os objetivos a ponto de se tornar um especialista.
3 – Hard things about hard things
Em português “O Lado Difícil das Situações Difíceis” foi lançado em 2014 e apresenta as experiências de Ben Horowitz sobre como superar os momentos complicados quando se é o líder de uma organização. Ele conta suas histórias reais, passagens de sua vida de gestor. Ele não endeusa o empreendedorismo. Pelo contrário, ele mostra o preço a ser pago para atingir os objetivos. “Esse é indicado para CEOs ou fundadores de negócios com o desejo de entender como os negócios conquistam os planos”.
4 – A real sobre empreender (Viva the Entrepreneur)
O livro, escrito por Brian Requarth, co-fundador da VivaReal, conta sua caminhada na construção de uma das maiores startups na América Latina. Marcell Almeida trabalhou na VivaReal e pôde ver de perto alguns destes ensinamentos. Em “Viva the Entrepreneur”, Requarth abre o jogo sobre diversos aspectos de seguir em uma empreitada.
O escritor fala sobre estabilidade emocional e relacionamento com sócios fundadores, revelando todo o desafio existente por trás disso. “Também ensina como montar uma equipe e empresa com escalabilidade, quais erros comuns não cometer e até mesmo dicas valiosas sobre o caixa da entidade. É um condensado de informação, bem raro de se encontrar”.
Fonte: NUBE