Sem categoriaOs 10 passos que os pais devem seguir quando seu filho adolescente se “apaixonar” pela primeira vez

26 de novembro de 2020
https://alternativalondrina.com.br/wp-content/uploads/2020/11/alternativa_26.jpg

Todo mundo já passou por essa mesma experiência, o primeiro amor. Como adolescente, você não se preocupa tanto, só quer experimentar, conhecer; mas como pais de família, é uma das fases mais preocupantes, por isso é necessário ter ideias do que fazer. Tome nota. 1. Passe-lhe confiança É sempre melhor saber o que o seu...

Todo mundo já passou por essa mesma experiência, o primeiro amor. Como adolescente, você não se preocupa tanto, só quer experimentar, conhecer; mas como pais de família, é uma das fases mais preocupantes, por isso é necessário ter ideias do que fazer. Tome nota.

1. Passe-lhe confiança
É sempre melhor saber o que o seu filho pensa e sente através de suas próprias palavras do que saber por mexericos de outras pessoas. Para isso, procure o momento e lugar apropriado para fazê-lo. Ele não vai querer dizer nada com toda a família reunida, então terá que fazer isso a sós.

2. Preste atenção nele
O saber ouvir vai ser uma peça-chave para ele continuar a partilhar o que lhe acontece, por isso é necessário que o faça quando não estiver ocupada ou distraída com algo.

3. Não diminua a importância
Para o seu filho, o fato de se apaixonar pela primeira vez é um grande acontecimento, e assim deve ser para você, pois significa que seu filho já está crescendo e está entrando em uma fase que requer seu apoio e supervisão.

4. Não comente com outros
Se seu filho assim o exigir, não comente o que ele lhe confia nem com seus pais, amigos ou vizinhos, ninguém deve saber, já que é um acontecimento muito importante para ele e talvez prefira discrição.

5. Não lhe imponha
Nesta circunstância nunca é bom impor-lhe suas ideias. O que pode fazer é buscar uma maneira de persuadi-lo, caso perceba que ele pode fazer algo que não seja positivo, mas sem que se dê conta disso.

6. Procure ser prudente
Diga o que disser, não o critique. É normal que seu filho faça ou diga coisas que possam parecer tolices ou que possam até lhe assustar, por isso, seja muito cautelosa com suas palavras e ações se realmente quiser acompanhá-lo nesse processo.

7. Promova a comunicação
Mostre interesse em sua relação perguntando-lhe como vai com a namorada, o que fazem juntos, o que ele pensa e, para que mostre mais empatia, recomendo que tanto você como seu esposo compartilhem algumas histórias e a maneira em que resolveram algumas coisas.

8. Conheça a sua namorada
É sempre melhor conhecer a pessoa com quem o seu filho anda saindo e tê-la por perto, do que nem a conhecer. Convide-a para almoçar, para uma festa de família ou para um passeio.

9. Não fale mal de sua namorada
Mesmo que saiba ou acredite que a garota não é a pessoa que convém ao seu filho, nunca se expresses mal sobre ela, se o fizer poderá fazer com que ele se apaixone cegamente e não queira lhe contar mais nada sobre si. Nunca mais.

10. Fale de tudo com ele
É o momento ideal para ter uma conversa mais séria com seu filho. Se já começa a sentir borboletas no estômago é porque está preparado para que lhe vá falando pouco a pouco de sua sexualidade e os cuidados que deve ter.

Como pai ou mãe de família, você pode fazer mais do que pensa por seu filho em relação ao seu crescimento e desenvolvimento, não só físico, mental, mas também emocional, em que quase ninguém quer se intrometer por não saber como lidar com a situação. Acompanhe o seu filho neste caminho que, embora não vá impedir que ele tropece, vai mostrar que você está ao lado dele. E isso é muito!

Fonte: Familia.com.br

© Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Elemento Visual

Abrir Whats
Olá 👋
Podemos te ajudar?