Nem todas as pessoas podem dar-se ao luxo de passar o seu tempo de descanso num local de férias ou ao ar livre. Também vale a pena dizer que nem todo o tempo é ideal para atividades fora de casa. Seja como for, passar tempo em família é uma excelente forma de reforçar os laços...
NewsO tempo livre em família é mais divertido com essas atividades
Nem todas as pessoas podem dar-se ao luxo de passar o seu tempo de descanso num local de férias ou ao ar livre. Também vale a pena dizer que nem todo o tempo é ideal para atividades fora de casa. Seja como for, passar tempo em família é uma excelente forma de reforçar os laços familiares.
Mas passar tempo como?
Essa é uma boa pergunta. Planejar maneiras para ter uma boa qualidade de tempo em família requer criatividade. Para aqueles de nós que passam muito tempo cercados pelos nossos, é mais difícil encontrar formas de não se aborrecer. As coisas mudam quando, por razões de trabalho, se passa poucas horas com a família seja no fim da tarde ou fins de semana. Mesmo assim, qualquer que seja o caso, depois de algum tempo, as mesmas atividades podem tornar-se tediosas.
Com o acima em mente, eu tentarei dar-lhe algumas ideias variadas, simples e econômicas, que você pode fazer na família e no conforto de seu repouso.
Trabalhos manuais
Entre as atividades conhecidas como artesanato, podem ser desde fazer brinquedos, decorações, desenhos ou até receitas de comida fáceis para que as crianças se vejam incluídas.
No entanto, uma das atividades a que poucas famílias recorrem é a de fazer desenhos ou fantoches. Talvez seja porque é preciso um pouco mais de esforço, não sei. De qualquer forma, esta é uma atividade divertida que ajuda os seus filhos a desenvolverem não só a motricidade fina, mas também aumenta sua criatividade.
Bonecos de papel machê
Materiais:
Para fazer esses bonecos, você não vai precisar de nada mais do que balões, jornal velho ou cadernos antigos cujas folhas se possa rasgar, adesivo, cola branca, água, pincéis ou pequenos pincéis e têmperas (tinta lavável).
- Infle o balão até alcançar um tamanho médio e que não estoure; ao terminar de inflar ao tamanho desejado, feche com um nó forte.
- Depois, num recipiente que se possa descartar, faça uma mistura de água com cola que não fique muito espessa nem muito líquida. Em seguida, pique o papel em pedaços (ou jornal) e coloque de molho na mistura de cola e água. Em seguida, com a colaboração das crianças, cubra a superfície do balão com os papéis molhados na mistura.
- Coloque uma camada e deixe secar, repita até que você tenha colocado um total de 4 ou 5 camadas. Quanto mais você se coloca, mais forte será o balão de machê.
- Quando tiver terminado de pôr as camadas, fure o balão e retire-o de dentro da estrutura de papel.
5 Em seguida, cubra a bola de papel com uma camada de tinta branca para dar-lhe uma cor uniforme. Em seguida, pinte com as cores e decore-o como quiser. Pode colocar pernas, bicos e asas e fazer um pintinho ou qualquer animal que gostem.
Atividades intelectuais
Também não faz mal ocupar o tempo livre em atividades um pouco mais “sérias”. As crianças sempre sairão ganhando algo, e você compartilhará tempo com eles.
Leitura
Ler talvez seja uma das atividades mais desprezadas pelas pessoas de qualquer idade. Apesar disso, ter essa prática muito saudável abre um mundo de possibilidades, pois dá às pessoas que leem ferramentas maravilhosas para desenvolver sua curiosidade e sua própria opinião a respeito de diferentes temas do cotidiano, seja em nível profissional ou qualquer outro aspecto.
E é básico, basta conseguir um livro de acordo com a idade e interesse de seus filhos; logo, comecem a ler em roda, revezando-se para que cada um dos membros da família possa ler um parágrafo.
Há várias páginas de download legal de livros. Eu vou deixar o link de um que é muito prático, variado e gratuito. Você pode encontrar diversas obras na página domínio público.
Você também pode ler todos os dias um capítulo e fazer com que todos façam um desenho do capítulo lido naquele dia.
Quebra-cabeças
Isso era algo que eu pessoalmente adorava fazer quando criança, fosse com a ajuda da minha irmã ou dos meus pais.
Há muitos hoje em dia. Há desde os mais simples, para crianças pequenas, até os mais complicados devido às figuras ou à quantidade de peças que têm.
Quebra-cabeças ou puzzle ajudam as crianças a se divertir, a desenvolver a criatividade, a motricidade fina e também a desenvolver sua lógica e inteligência espacial.
Filmes com objetivo
A ideia é fazer um membro da família escolher um filme para assistir entre todos. O ponto é que, no final, cada um possa compartilhar algo novo que tenha aprendido.
Jogos de tabuleiro
Os jogos de mesa são um passatempo dirigido mais para adolescentes e adultos. Quer se trate de gamão, xadrez, damas, bingo, Jenga, cartas, dominó, monopólio, ou o que escolham, o ponto é divertir-se sadiamente e estar reunidos como família.
Lembro-me de que, em casa, costumávamos jogar uma espécie de bingo, chamávamos de Stop, (também conhecido como adedanha ou adedonha). O jogo era simples.
Cada uma de nós pegava uma folha e lápis ou caneta. Na folha, o que fazíamos era desenhar um quadro dividido em 8 partes com os seguintes requisitos no topo: nome, sobrenome, animal, cidade, fruta, cor, coisa e por último, total.
O que fazíamos era dar uma letra. Em seguida, tínhamos que colocar com a letra selecionada um nome, um sobrenome que começasse com essa letra e assim por diante. O primeiro que terminasse dizia: “stop”, e todos tínhamos que parar. Contávamos quantos quadros tinham sido preenchidos e isso devia dar uma pontuação de 70 ou menos. Era isto que fazíamos, ou até ficarmos cansadas de tanto rir, ou até acabar a folha. Simples, ganhava a que tivesse mais pontuação depois da soma total de cada letra.
A verdade é que vale a pena o tempo que se passa com os seres amados. Convido-lhe a aproveitar tudo o que possa fazer com eles; a realidade é que não sabemos quanto tempo poderemos estar com eles e cada um se torna eterno ao deixar boas memórias em seus seres queridos.
Fonte: Familia.com.br