“E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Lucas 6:41) Como diz o versículo, “reparar no argueiro que está no olho” dos outros é mais fácil do que ver os próprios defeitos. É triste, mas quem vive...
NewsPessoas felizes não têm tempo para criticar a vida dos outros
“E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Lucas 6:41)
Como diz o versículo, “reparar no argueiro que está no olho” dos outros é mais fácil do que ver os próprios defeitos. É triste, mas quem vive dessa maneira nunca consegue ter paz de espírito e ser feliz.
Para ser sincera, sempre questiono o motivo que leva, muitas vezes, as pessoas a criticar os outros. Não estou dizendo que nunca fiz isso, na verdade, já fiz. Lembro-me de ter feito isso muitas vezes porque, por exemplo, eu não gostava da roupa que alguém estava vestindo, ou não achava correta a sua forma de agir. Felizmente, minha atitude mudou quando percebi que nada de bom vem de se agir assim.
Por que criticamos?
Porque é da natureza humana esperar que as pessoas ao nosso redor ajam da maneira que agiríamos.
Geralmente, julgamos os outros por nossos parâmetros. Em palavras mais coloquiais: “O ladrão julga por sua condição”. Eu sei que parece bastante áspero, mas é real e muito mais claro de entender.
Somos afetados ao criticar os outros?
Você pode pensar que a crítica, a princípio, não o afeta. Também pode achar que é uma forma de passatempo. Pode ser, ainda, que você acredite que suas críticas fazem com que a outra pessoa perceba suas falhas e se corrija, se é que você costuma fazê-lo na frente da pessoa.
O problema é que criticar os outros afeta a vida, e não para o bem. Criticar a vida alheia rouba sua paz, pois você deixa de viver a própria vida e passa a viver a dos outros.
Como se não bastasse, é uma atitude infrutífera, pois as pessoas criticadas podem não ter interesse na sua opinião. Além disso, tudo o que você está fazendo é se meter em assuntos que não são da sua conta, e que apenas envenenam sua vida.
Suas críticas lhe trarão muitos problemas
Criticar os outros, ainda mais se forem pessoas próximas, pode fazer, com o tempo, você acabar ficando sozinho. Vou dar um exemplo real para ilustrar.
Minha mãe costumava receber ligações de um parente próximo que tinha o hábito de reclamar do modo de vida de sua irmã. Geralmente, seus comentários eram bem maliciosos e descabidos. Minha mãe ficava calada e, ocasionalmente, contava-me o que aquela mulher dizia.
O problema maior é que aquilo deixou de ser crítica, tornando-se fofoca. Depois de algum tempo, tudo veio à tona, deixando para trás uma quantidade incrível de problemas para todas as partes envolvidas.
Esse é o problema, uma simples crítica na boca de uma pessoa com muito tempo livre pode se tornar uma enorme fofoca que acabará afetando muitas pessoas.
Todas as críticas são destrutivas
Qualquer comentário que faça sobre a vida dos outros é prejudicial a você e a outras pessoas, porque não é algo da sua alçada ou que lhe traga algum benefício.
Fonte: Familia.com.br